terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Floresta Nacional de Passo Fundo

Aceitando o convite do amigo e biólogo Carlos Eduardo Agne, aproveitei o fim de semana carnavalesco para reencontrar amigos e buscar novos registros na FLONA de Passo Fundo, localizada no município de Mato Castelhano-RS.


Como de costume, o dia começou bem cedo e já ás 5:30h, eu, o Pedro Sessegolo e a Ingrid, pegávamos a estrada para percorrer os 170km de Cruz Alta ao local combinado.  Lá, eramos aguardados pelo Agne, o Paulo Bertagnolli, o Rubens Stuginski e o Cláudio Longo. 


A caminhada iniciou às oito da manhã e até a metade da tarde foi possível conhecer uma boa parte do Parque, que inclui grandes áreas de reflorestamento e manejo de árvores como pinus, eucalipto e araucária, além é claro de muita mata nativa preservada, uma vez que aproximadamente metade dos mais de 1.300ha que compõem o parque são de mata virgem. Nesta pequena amostragem pudemos verificar a importância da manutenção de grandes áreas verdes, sendo este um dos principais refúgios para diversas espécies no noroeste do estado.

As principais aves que registrei em foto foram:

Patinho (Platyrinchus mystaceus)
Cabecinha-castanha (Pyrrhocoma ruficeps)
Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps)
Arapaçu-verdde (Sittasomus griseicapillus)
Caneleiro-verde (Pachyramphus viridis)
Tangará (Chiroxiphia caudata) - fêmea
Outras espécies avistadas ou ouvidas durante o dia foram: surucuá-variado, pica-pau-dourado,  saíra-preciosa, picapauzinho-verde-carijó, saíra-de-papo-preto, saíra-viúva, limpa-folha-de-testa-baia, inhambuguaçu, pí-pui, enferrujado, alma-de-gato, tico-tico-da-taquara, neinei, gralha-picaça, tucano-de-bico-verde, arapaçu-grande, borboletinha-do-mato entre outras.

E ainda registrei mais alguns vertebrados:


Rato-do-mato (Akodon sp.)
Boipeva-de-merrem (Xenodon merremii)
Lagarto-teiú (Tupinambis merianae)
E assim terminou mais uma bela passarinhada, com um lifer registrado (Guaracava-cinzenta) e tendo apreciado outro lindo recanto do estado; laços de amizade fortalecidos e tendo aprendido mais um pouco sobre a nossa fauna. 

Eu, Agne, Ingrid, Pedro, Bertagnolli e Rubens
Saiba mais da FLONA de Passo Fundo em:

Nenhum comentário: