quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fotografando aves no Santuário de Caaró

No último dia 21 de abril, aproveitando o feriado de Tiradentes, realizei mais um passeio com o objetivo de registrar aves no estado.  O local dessa vez foi o Santuário de Caaró, localizado na cidade de Caibaté-RS, muito próximo às Ruínas de São Miguel das Missões.

Saíra-de-papo-preto
A escolha do local e convite partiram do amigo Dante Meller, coordenador do grupo de observadores de aves Avemissões, e a saída contou com a participação de quinze amigos, incluindo os casais Paulo Buchabqui e Márcia, Pedro Sessegolo e Ingrid, Maiquel Elsenbach e Andréia Fernanda, além do Dante, da Adelita e outros novos amigos de Santo Ângelo.


Surucuá-variado
Caaró é um santuário que conta capítulos marcantes da nossa história, lá ocorreu o martírio dos três Santos Missioneiros, Pe. Roque Gonzales, Pe. Alonso Rodrigues e Pe. João de Castilhos, mortos ainda no Primeiro Ciclo Jesuítico, em 1628.  Portanto, estar ali, vivenciando essa importante história de martírio ocorrida na nossa região, justamente no feriado de Tiradente por si só já representou um dia de grande emoção. Conhecer e cultuar nossas raízes nos traz entendimento do papel que desempenhamos no mundo.

Quanto às aves, essas não decepcionaram e logo no açude que antecede o local já fomos recebidos por um bando de veste-amarelas, e por uma família de coleiros-de-brejo, além de ouvir muito próximo a singular vocalização do inhambú-chintã.

Coleiro-do-brejo
Veste-amarela
Depois, já no mato do Santuário, consegui registros do cabeçudo (meu lifer do dia), surucuá-variado, anambé-branco-de-bochecha-parda, saíra-de-chapéu-preto, neinei, tiê-de-topete,  gralha-picaça, tiribas-de-testa-vermelha, sabiá-barranco...

Cabeçudo
Tiê-de-topete
Gralha-picaça
Sabiá-barranco
Tiribas-de-testa-vermelha
Anambé-branco-de-bochecha-parda
Neinei
E é assim, indo atrás das aves que vou conhecendo aos poucos nosso estado e nosso país, isso é mais um dos grandes benefícios de se praticar o Birdwatching, ele conecta as pessoas, nos faz conhecer lugares e a entender quem somos. Esse feriado me proporcionou tudo isso, pude matar a saudade dos amigos, conhecer novos e ainda aprender sobre essa impressionante história dos nossos mártires missioneiros.


Nenhum comentário: