segunda-feira, 27 de abril de 2015

Revisitando o Mato da Capela

No último sábado, dia 25 de abril, retornei a um dos meus lugares prediletos de passarinhar: o mato da capela em Bozano-RS. Desta vez combinei com o casal de amigos Paulo e Márcia que queriam aproveitar a vinda do filho Pedro de Poa pra passarinhar em família.

Sem dúvidas o grande destaque do dia, foi termos encontrado pela primeira vez no local o peixe-frito-pavonino. O que só não foi uma completa surpresa, pois, há menos de um mês o amigo Pedro Sessegolo já o havia escutado cantar lá, mas na oportunidade ele não conseguiu o registro.

Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus)
Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus)
Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus)
Outra grande estrela do local, o cisqueiro, até vocalizou bastante, mas manteve o estigma de fantasminha e não possibilitou uma fotinho sequer... Contudo, o objetivo deste post é apresentar não só as fotos do pavonino, mas também dos demais registros que consegui nesta intensa manhã. teve desde um lindo sabiá-laranjeira que fotografei enquanto esperava a turma chegar, até o casal de Pí-pui, num registro bastante incomum. 

Sabiá-laranjeira 
Cabecinha-castanha
Pula-pula
Tiriba-de-testa-vermelha
Arapaçu-escamado-do-sul
Arapaçu-escamado-do-sul
Tiê-preto
Pi-puí
Surucuá-variado
Saracura-do-mato
Trinca-ferro
Pichororé
Por fim, vou deixar o vídeo que fiz com a mini câmera instalada no ombro e que conta um pouco do registro do Peixe-frito-pavonino, ilustrando a emoção que sentimos...


Um comentário:

Raphael Kurz disse...

Teu blog é excelente, espero ter a oportunidade de fotografar aí pela tua região uma hora dessas, parabéns pelo trabalho!!

Abração
http://avifaunadosul.blogspot.com.br/