quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conhecendo o Centro Budista

No post anterior já havia anunciado que nessas férias além de conhecer os cânions de Cambará do Sul também tinha conseguido realizar mais um plano há muito tempo desejado: conhecer o Centro Budista Khadro Ling em Três Coroas-RS.

E foi numa bela manhã de sábado, aproveitando o tempo bom do nosso último dia na Serra, que fizemos a curta viagem de meia hora de São Chico até o Centro.  Logo na chegada, após identificarmo-nos no portão eletrônico, fomos encaminhados para a sala de vídeo onde assistimos a um pequeno filme explicativo que ajudou muito a entender um pouco da filosofia budista.

Vista dos jardins da "Terra Pura"
Após o vídeo, saímos em passeio livre conhecendo os encantos do centro. Logo de imediato não há como não se impressionar com as intensas cores dos prédios, todos ornados com desenhos e formas que nos remetem imediatamente ao Tibet. Também destaca-se a beleza e imponência das oito Stupas que perfeitamente alinhadas representam cada uma das fases da vida de Buda.
Alinhamento perfeito das oito Stumpas
Enrico e Carol no Jardim das 21 Taras
Infelizmente não tivemos acesso ao interior do templo principal - La Kanga - o único que segue fielmente as tradição tibetanas nas Américas, sendo todo pintado à mão por um monge asiático, pois em seu interior estava ocorrendo naqueles dias um retiro espiritual. Contudo pudemos girar as Rodas de Oração que ficam anexas à ele.
Templo La Kanga
Parede em alto relevo
Também me chamou muito a atenção o cuidado e respeito que os budistas com a natureza, isso se revela não só nos belos e bem cuidados jardins, mas também em placas alertando ao visitantes para não pisarem nas formigas, o que me nos impõe um enorme senso de responsabilidade pela vida.



"NÃO PISE NAS FORMIGAS"
Dentre os muitos monumentos, um em especial me chamou muito a atenção não só por sua simplicidade, mas pela imensa paz que senti ao apreciá-lo. Trata-se de um mastro com centenas de bandeiras de orações, que em panos de amarelo intenso tribulam ao vento criando um som que é um verdadeiro mantra permanente.

Bandeiras de oração
Um local de meditação e de busca da sabedoria onde impera o silencio e o respeito à vida. Impossível passar por esse lugar e não levar consigo um pouco da cultura budista.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Passarinhando no topo do estado.

Este ano minhas férias foram em janeiro e com a previsão de passarmos nove dias em Xangri-lá, aproveitei para antecipar alguns dias e também conhecer uma região muito especial da serra gaúcha: a região dos cânions.  Assim eu, a Carol e o Enrico ficamos hospedados em São Francisco de Paula, que ainda não conhecíamos, e realizamos passeios à Cambará do Sul e ao Templo Budista em Três Coroas.
Caboclinho-de-barriga-preta
Tucano-de-bico-verde
Entre os dias 07 e 09 de janeiro, quando estivemos nesta região acabamos pegando chuva todos os dias, contudo, ela vinha quase sempre no fim do dia, o que nos possibilitou passear sem problemas.  
Tesourinha-da-mata
Essa região por estar localizada à mais de 900 metros de altitude conta com uma avifauna bastante peculiar, com inúmeras espécies que no RS ocorrem quase que exclusivamente em suas matas de araucária e nos Campos de Cima da Serra.

Papagaio-de-peito-roxo
Como o objetivo principal da viagem era passear com a família, e conhecer a região tive poucas oportunidades para passarinhar, mesmo assim acabei conseguindo alguns registros bem interessantes.

Caboclinho-de-barriga-preta
Gralha-azul
 Todos lugares lindos que merecem serem revisitados.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O Preá.

Pra começar o ano dando uma variada, aqui vai um interessante registro que fiz de um preá na beira da estrada que vai à Lagoão, em Cruz Alta.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014: segundo semestre

Julho
Neste mês tive duas experiências marcantes em saídas à campo com amigos, a primeira foi com o Paulo Bortoluzzi Costa na sua granja Três Capões em Júlio de Castilhos.  Lá entre outros belos registros como surucuá-variado, fim-fim, tororó, jacuaçu tive o privilégio de pela primeira vez encontrar um jacurutu. 
Jacurutu (Bubo virginianus)
Surucuá-variado (Trogon surrucura)
Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)

A segunda passarinhada importante do mês se deu em São Miguel das Missões juntamente com o Grupo Avemissões, onde visitamos a Fazenda da Lage e a pedreira de onde foram extraídas as pedras que deram origem ao templo jesuíta. Neste dia registrei, o bico-chato-de-orelha-preta, o pica-pau-de-banda-branca, a tiriba-de-testa-vermelha, o pica-pau-anão-barrado e duas espécies de saíra a preciosa e a viúva.

Saíra-preciosa (Tangara preciosa)
Gavião-miúdo (Accipter Striatus)
Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus)
Tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis)
Lifers de julho (01):  Jacurutu

Agosto
Sem dúvida este foi mês mais proveitoso do ano, porque foi quando eu tive a oportunidade de estar pela primeira no cerrado brasileiro. Foi entre os dias 13 e 20 de agosto que em viagem de família estivemos hospedados em uma fazenda próxima ao município de Anápolis no estado de Goiás. Neste período pude realizar sucessivas passarinhadas sozinho onde visualizei uma grande diversidade de aves típicas daquele bioma. Entre os mais de trinta lifers obtidos nesta viagem estão o tucanuçu, a viuvinha, o periquito-rei, o tuim, o ferreirinho-relógio, a choca-barrada, o arapaçu-do-cerrado, o rapazinho-dos-velhos, o chora-chuva-preto e em especial o soldadinho.
Tuim (Forpus xanthopterygius)
Saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata)
Viuvinha (Colonia colonus)
Tucanuçu (Ramphastos toco)
Ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum)
Chora-chuva-preto (Monasa nigrifrons)
Periquito-rei (Eupsittula aurea)
Soldadinho (Antilophia galeata)
Como se não fosse o bastante, após toda a abundância do cerrado, o mês de agosto ainda me reservava mais três lifers aqui na região, o maçarico-de-colete e o trinta-reis-anão na cidade de Tupanciretã, e um improvável registro do raro Peixe-frito-pavonino, na propriedade da família Rubim em Ibirubá.

Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus)
Trinta-reis-anão (Sternula superciliaris)
Lifers de agosto (38):  andorinha-do-rio, baiano, rabo-branco-acanelado, tucanuçu, viuvinha, periquito-rei, tuim, ferreirinho-relógio, choca-barrada, arapaçu-do-cerrado, rapazinho-dos-velhos, chora-chuva-preto, estrelinha-preta, ararimba-de-cauda-rúiva, garrinchão-de-barriga-vermelha, beija-flor-tesoura-verde, canário-do-mato, fogo-apagou, pica-pau-ocreáceo, picapauzinho-anão, pomba-amargosa, choca-do-planalto, beija-flor-de-orelha-violeta, beija-flor-de-banda-branca, suiriri-cinzento, beija-flor-cinza, coró-coró, saíra-amarela, tempera-viola, pipira-da-taoca, mari-cavaleira-de-rabo-enferrujado, bentevizinho-de-asa-ferrugínea, joão-grilo, soldadinho, saíra-beija-flor, peixe-frito-pavonino, maçarico-de-colete, trinta-reis-anão.

Setembro
O mês de setembro marcou a chegada da primavera e com ela as aves tornam-se mais ativas e visíveis, sendo também um período reprodutivo de inúmeras espécies.  Na região de Cruz Alta registrei várias espécies de aves aquáticas procriando o que me deu um sentimento de grande satisfação em saber que nossos açudes e banhados também podem ser considerados berçários de vida.
Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps)
Marreca-cricri (anas versicolor)
Caraúna-de-cara-branca (Plegadis chihi) 
Neste mês também vivenciei juntamente com o Grupo Avemissões mais um fim de semana muito especial no Parque Estadual do Turvo, no total eramos vinte e cinco observadores, incluindo amigos de Carazinho, Santo Ângelo, Derrubadas, Uruguaiana, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Tenente Portela, Passo Fundo, Porto Alegre e até norte-americanos.


Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)
Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus)
Juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)
Lifers de agosto (07): limpa-folha-ocráceo, tiê-do-mato-grosso, urubu-rei, juruva-verde, surucuá-de-barriga-amarela, arapaçu-de garganta-branca, limpa-folha-de-testa-baia.

Outubro
No mês de outubro aproveitei algum tempo livre em uma viagem de família e fiz alguns bons registros na Lagoa Domingos de Feitas no Rio de Janeiro. 

Garça-moura (Ardea cocoi)
Tesourão (Fregata magnificens)
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
Biguá (Phalacrocorax brasilianus)
Socozinho (Butorides striata)
Já em Cruz Alta consegui mais dois lifers: o petrim, no jardim da casa do Sessegolo e o Guaracavuçu, no Acampamento Novo Horizonte.
Guaracavuçu (Cnemotriccus fuscatus)
Lifers de outubro: petrim, guaracavuçu.




 Novembro
No mês de novembro consegui realizar um antigo sonho de registrar pela primeira vez uma arisca sanã-parda. Tal registro me exigiu muito esforço e apesar de não ter conseguido uma foto dela no limpo fiquei bastante feliz em apreciá-la.

Sanã-parda (Laterallus melanophaius)
 Neste mês também registrei diversas aves limícolas migratórias em alagadiços nas lavouras, incluindo o maçarico-de-colete, o batuiruçu, a rara pina'nágua e a batuíra-de-coleira.

Maçarico-de-colete (Calidris melanotos)
Batuiruçu (Pluvialis dominica)
Maçarico-grande-de-perna-amarela (Tringa melanoleuca)
Batuíra-de-coleira (Charadrius collaris)
Pisa-n'água (Phalaropus tricolor)
Lifers de novembro: sanã-parda, bacurau-tesoura, pisa-n'água. 

Dezembro
No início do mês estive pela primeira vez fotografando em Santa Cruz do Sul, onde realizei registro bem interessantes do Saí-andorinha e do limpa-folha-de-testa-baia. 
Saí-andorinha (Tersina viridis)

Limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum)
O último mês deste ano fantástico reservou a visita de amigos passarinheiros aqui em Cruz Alta, onde tive a oportunidade de guiá-los. No dia 12, vieram os amigos Rafael Ritter e Gustavo Gomes de Pelotas e neste dia consegui realizar uma difícil foto do Cisqueiro, neste dia também tivemos a emoção de encontrar uma cobra Cruzeiro!

Cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides)
Cobra Cruzeiro
Ainda em dezembro também acompanhei os amigos Pedro Sessegolo e o Jorge Correia vindo de Porto Alegre em uma derradeira mas intensa passarinhada no interior de Cruz Alta.
Narceja (Gallinago paraguaiae)
Maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes)
Falcão-de-coleira (Falco femoralis)
E pra fechar o ano ainda consegui melhorar bastante o meu registro do Mergulhão-de-orelha-branca e é com esta bela imagem que desejo a todos um ótimo 2015 repleto de paz e boas energias.
Mergulhão-de-orelha-branca (Rollandia rolland)
Lifers de dezembro (00)

Total de lifers fotográficos em 2014 - (78)
Total de espécies fotografadas - (342)